terça-feira, novembro 01, 2005

o homem trágico


somos todos trágicos , . depois do que vemos na televisão até um miudo de 10 anos acredita na dualidade que existe em todos os homens............... . talvez não acredite que ela exista nos seus pais, no seu irmão , mas será uma questão de tempo.

alemanha antes durante e depois da 1ª grande guerra... .porquê?
não existe a televisão para nos tornar almas catatónicas, mas existe uma motivação, um estado da nação, uma força social, um descontentamento social, A MISÉRIA.
o nacional socialismo com a força de milhares de cavalos, de ideias fixas e revolucionárias (aquilo sim eram ideias revolucionárias. qualquer um de nós caíria a seus pés num instante e sem pensar duas vezes perante o estado das coisas na altura) VENCEU......... .ou eu muito me engano ou não terá sido mais ou menos por essa altura que a psicologia tal qual a conhecemos começou a tomar forma...... bom mas isto é outra coisa e eu não fiz qualquer introdução para poder falar disto assim sem mais nem menos por isso vou passar ao lado.

HOJE EM DIA NÃO, mas eu acredito piamente que antigamente a arte e o desenvolvimento da sociedade andavam muito mais emparenhados que actualmente onde a alianação impera na televisão que abraça todos os mortos vivos. assim a violência empregue nos meandros da politica (militar) tinha a mesma origem da violência retratada na arte deste princípio de século da arte desenvolvida e muito focalizada na alemanha e em alguns paises circundantes.

sem mais rodeios e introduções cansativas (para mim. que não sou pago para isso). tudo isto e concerteza muito mais para introduzir f.w. murnau realizador alemão que antes de fazer "sunrise" em 1927 na américa, o filme que me trás aqui, fez outros filmes na alemanha como nosferatu , fausto e o último dos homens todos filmes expressionistas em todas as suas caracteristicas predominantes. depois como muitos outros realizadores europeus viaja para os estados unidos da américa. outras condições , o homem cresce assim como a sua motivação para fazer o que quer que seja e as ideias não param.
contratado por william fox dono da fox films, murnau teve carta branca para fazer o que quis e ainda bem. "aurora" é a adaptação de "die reise nach tilsit" um romance alemão de hermann sudermann.

sunrise é trágico violento cheira a morte a redenção e tem o toque da divindade dos homens (se isso for possível. nem eu que sou ateu tenho a certeza de acreditar nisso).

sunrise é um filme tão intimista e BELO que até o maior durão da máfia japonesa chorava (que parvoice), mas é verdade.
e só o é porque mostra o lado mais asqueroso do homem. quando vemos uma tentativa de homicídio de uma mulher pelo seu próprio marido. a partir daí só murnau em 1927 e nos eua percebe que a humanidade tem futuro e como se diz na "vida de briam" "allways look on the bright side of life" que está em nós e não num qualquer amuleto mental em forma de deus.
o arrependimento do marido é sustentado pela guerra e pela miséria que murnau viu crescer todos os dias no seu pais.
as pessoas são viloentas , mas também podem ser o contrário. somos amargos , mas também podemos não ser e aqui a questão é a mais simples de todas. ele ama a sua mulher e MAIS NADA. RIGOROSAMENTE MAIS NADA. quem vê o filme pode constatar isso. depois do 1º quarto de hora de filme onde a tentativa de homicídio tem logar só se vê o amor de um homem por uma mulher. pelas teoria narrativa este seria um argumento fraco e uma grande seca. mas não é o filme mais belo do mundo como se diz à boca cheia.

murnau relembra a guerra. alías este é um filme sobre a guerra, mas como ela deve realmente ser travada. ou seja não faz sentido.

este filme tem , para mim, a melhor sequência da história do cinema. quando vemos um porco a embebedar-se e a ficar bebado que nem um cacho. só visto. é realmente a melhor cena do cinema.

murnau está entre os melhores realizadores do mundo. ou pelo menos teve a oportunidade de fazer alguns belissimos filmes.



terá hitler visto este filme... . não me parece....... . mas se o viu... . SE O VIU então não acredita muito no homem ou não se teve para chatear muito com ele, com o homem.... . não viu o olhar nos olhos da mulher e do homem. as lágrimas de infelicidade depois de se arrepender. as lágrimas de felicidade depois do reencontro quase impossível, mas priciplamente não viu o olhar vingativo do homem para com a mulher da cidade e que concerteza se as coisas não tivessem corrido pelo melhor o sangue assacino iria correr-lhe novamente pelas veias. dando-lhe forças para se vingar e de renegar o rsto que a vida tinha para lhe oferecer............ ............ mas isto são suposições que não são para aqui chamadas quando falamos do mais belo filme do mundo

O filme mais belo do mundo

O mais belo filme de todos os tempos

O filme mais belo da história do cinema

"o lugar de passagem da mais formidável vontade de expressão que jamais se viu até hoje nos ecrãs" , alexandre astruc, cahiers du cinéma