sexta-feira, dezembro 09, 2005

bem cedo que se percebe que nada vai ficar por acabar em "uma vida inacabada"

pessoalmente acho que é daqueles filmes que pode originar danos na motherboard do nosso sistema onírico ------------("não existe"??????????????? dizes tu porque eu tenho um . de onde é que pensas que vem o medo e a esperança absurda....... assim como temos um sistema linfático que ajuda ao melhor funcionamento do nosso corpo sem sabermos que ele existe. também o sistema onírico existe inconscientemente para o melhor funcionamento do nosso consciente - a grande propriedade da ideia de ser único e intransmissível)------------------

pois é no guião deste filme devem-se ter tipidificado as duas personagens princípais como dois velhos cowboys, acabados, meio pacóvios que nunca sairam do seu quintal, que passam o dia à volta das vacas, dos cavalos e da velha carripana ((((((((((mas há tanto bom filme para ir buscar este tipo de personagem..................................... estava-me a tentar agora lembrar-me de um filme do nicholas ray.....................JÁ ME LEMBRO.......... "the lusty men" de 1952 o "idílico selvagem" em português...............não que o filme trate o mesmo tema mas a origem antropológica das personagens principais é a mesma))))))))))))))))))),,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,, mas ao que nós assistimos não são dois analfabetos para os nossos padrões (talvez as pessoas mais interessantes do planeta. e se tivessemos de fazer o que eles fazem todos os dias eramos capazes de falhar em todas as coisas) -------------------- UMA HISTÓRIA SIMPLES -------------- david lynch. ................................... O QUE VEMOS são dois cromos. dois actores consagrados morgan freeman e robert redford acabados de sair de um quarto de hotel onde um teve a receber uma massagem do valor de 500 mil dolares das mãos microscópias de 15 japonesinhas em fio dental e com orelhinhas de coelha da playboy e o outro teve 5 castores amestrados a fazerem-lhe a pedicure. admito que é essa a tendência do cinema mainstream. e até sou capaz de perceber e achar que faz todo o sentido na orientação politico-estratégica de um país de valores......................... com demasiados valores sobrepostos. e por acharem que têm responsabilidades sobre um todo..........aquele "todo" onde nós também estamos metidos e o resto da classe estudantil ........................................................................... ........................................................................... ............................................................. numa coisa estamos de acordo. ninguém vai ao cinema para ver a realidade.

PORQUÊ ?????????????? (pode perguntar-se)

porque não tem rigorosamente interesse nenhum. mas mesmo nenhum

mas depois há uma diferença. uma grande diferença ----------- ....... A GRANDE DIFERENÇA ................. ------------- ENTRE CINEMA VERDADE E CINEMA MENTIRA.

A DIFERENÇA É SIMPLES: um trata o cinema como um meio para chegar a um fim o outro é pessoal , MAS TRANSMISSÍVEL ------------- .......................(há algumas coisas a dizer sobre isso, mas não é agora o momento para aprofundar a razão. porque eu e muitos gostavamos de fazer cinema e porque viemos aqui parar e porque estamos onde estamos e nos importamos......)

deste filme desconfio. cheira-me a esturro. pressinto motivos , interesses. uma escola.............. e não se trata de uma teoria da conspiração. é a análise que lá também se faz.
.................... não se pode generalizar quem melhor eles no seu próprio país para perceberem o fenómeno que os mastiga e engole sem dó nem piedade. mas sejamos correctos esta ideia de cinema está implantada em todo o lado como "manda" a boa "lei" da globalização

o cinema como grande meio de partilha, divulgação e "publicidade" é desde os seus primórdios "utilizado" por governos, pessoas, grupos mais controladores e poderosos com interesses vários e de grande responsabilidade como UM MEIO PARA...... (através da sua capacidade de fazer passar uma ou mais mensagens de forma mais incisiva que qualquer politico).

uns com um sistema mais passivo como a censura (que deve ter existido em todo o lado...... se existiu em portugal....) e noutros de uma forma mais activa como nos estado unidos da américa e na ex-união soviética entre outros. o cinema sempre foi uma forma de controlar e presuadir as grandes massas, mais até que a televisão que tem um papel mais de alienação do ser humano no seu papel activo no mundo (outra conversa para depois)

voltando ao filme ... ((((não é que eu não goste ou não me interesse pelos assuntos que abordei em cima, mas para falar deles mais aprofundadamente teria que dispensar 100 vezes mais tempo de o que faço para escrever estas semi-divagações . como já disse ninguém me paga e falta-me paciência. o que não quer dizer que não me interessem e que não pense no assunto. mas teria de pensar muito para articular um texto em condições decente. o tempo e o trabalho que teria seriam trabalho ------------ e isso não é o que eu faço aqui.... por isso deixo os assuntos assim que me apetecer e quiser falar de outros ou simplesmente não quiser falar mais)))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))

voltando ao filme --- vive do charme e do poder de sedução das personagens que logo percebemos que têm um objectivo. e que ainda por cima não é um objectivo muito dificil de perceber nos primeiros minutos do filme. todos vemos onde aquilo vai dar que tipo de coisas se vão passar porque nada naqueles personagens transpira a verdade, mas sim a consequências ((((((((((((((ESTA É A GRANDE DIFERENÇA NESTE FILME ESPECIFICAMENTE E QUE ESTÁ INSERIDO NO GÉNERO DE FILMES MENTIRA))))))))))))))))))))))))))))))))



a pretensiosidade está reflectida NO FACTO que todo o filme não sofreria qualquer alteração de guião e NO DIÁLOGO se em vez de se passar no interior de uma pacata vila americana conservadora ou numa tribo maori no século VIII na ilha sul da nova zelândia

o filme não é filme

não existe como tal

apenas para chegar a um fim. o meio para lá chegar é ocasional e de nenhuma importância

não vi cinema vi propaganda e moralista...............que é a pior de todas.........., mas não são os únicos os americanos . muitos ao mesmo tempo deles já fizeram e no futuro mais será esperado. aos magotes. o cinema também pode ser uma arma poderosa. cada vez mais as guerras fazem-se fora dos campos de batalha convêncionais.

conquistar o mundo é conquistar as mentes que o povoam... ou então mata-se........ se calhar dá menos trabalho